Formadora – Marlene Maurer Teixeira
Data – 13/08/09
A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde. (André Maurois)
A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo. (Joseph Addison)
A abertura desse encontro , realizou–se com a reflexão sobre o texto “O amor e a vida” de Francis Bitencourt. Em sequência, o grupo levantou questões sobre a leitura feita referente as unidades 11 e 12 do TP3 , destacando a inter-relação entre gêneros e tipos textuais. Observou-se exemplos de textos que apresentam diversas sequências tipológicas como: descrição, narração,injunção , predição e dissertação. Constatou-se que a diversidade na situação sociocomunicativa se marca, principalmente, no conjunto de palavras e de estruturas lingüísticas selecionadas para expressar as diferenças temáticas (de assunto) e as finalidades do texto. A opção por uma ou outra tipologia predominante faz parte desse elenco de diferenças e escolhas.
As professoras relataram as suas experiências das atividades aplicadas a partir do “Avançando a prática”, dando relevância aos aspectos positivos , como também comentaram sobre alguns resultados insatisfatórios. Formaram grupos de quatro cursistas, leram e analisaram o texto: Composição: “O salário mínimo” , no qual os grupos posicionaram-se criticamente, usando argumentações quanto a classificação de gênero e tipologia do texto em destaque. A avaliação da oficina foi feita oralmente.
As participantes mostraram-se entusiasmadas com o assunto debatido, destacaram que estão aperfeiçoando seus conhecimentos a cada encontro. E que este tema nos leva a refletir sobre o aspecto cultural da linguagem e as práticas sociais que se constroem pelo uso da linguagem.. Encerramos o encontro, fazendo uma reflexão sobre o significado da palavra LETRAMENTO.
A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil, e o escrever dá-lhe precisão. (Francis Bacon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário