segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Relatório: 12° encontro



Relatório: 12° encontro
Formadora: Marlene Maurer Teixeira
Data: 24/09/09                                                              
                                                                       




Nós mudamos incessantemente. Mas se pode afirmar também que cada releitura de um livro e cada lembrança dessa releitura renovam o texto."  (Jorge Luís Borges)


Iniciamos a reunião com a leitura do texto “A força da equipe”. Fizemos o levantamento dos aspectos principais dos estudos em destaque, Unidades 17 e 18 do TP5.Fizeram os relatos de suas práticas pedagógicas referentes ao Avançando na Prática. Apresentaram trabalhos muito significativos realizados pelos alunos Lemos alguns textos e poemas oferecidos pelo programa, observando o estilo, o som das palavras, a estilística das frases e da enunciação
Entreguei um texto em tiras para que observassem a sequência lógica , a interligação harmoniosa entre as partes e o ordenassem dando sentido, colocando em destaque a coerência textual.Foi um trabalho interessante com a participação intensa das cursistas que ao concluírem a atividade, relataram o grau de dificuldade e facilidade encontrados.
Observaram o texto publicitário referente a Furnas. Energia para o  desenvolvimento sustentável.Elaboraram um cartaz, onde analisaram e  destacaram cada ponto articulado no texto como um todo, observando a coerência visual e verbal na construção dos aspectos lingüísticos e comunicativos .
Os grupos fizeram a socialização dos cartazes, explicando todos os pontos destacados, contribuindo assim,    para o entendimento mais aprofundado dessa análise.
Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.
(Mat 18:3-4)


"Nada lhe posso dar que já não existam em você mesmo.
Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo." (Hermann Hesse)




            Cursistas envolvidas no tema da oficina
                                                             












Nenhum comentário:

Postar um comentário