sábado, 7 de novembro de 2009

Relatório: 13º encontro

"O respeito mútuo, um respeito sem fingimentos e sem rotinas, um respeito bem intencionado, que todos os dias se ilumina de argumentos novos e todos os dias se sente pequeno diante da sua aspiração, poderá servir de base, dentro da obra educacional, a um movimento de resultados eficientes, no problema urgentíssimo da salvação do mundo pela garantia unânime da paz."
Obs.: Trecho extraído do livro Cecília Meireles: coleção melhores crônicas. [ Cecília Meireles ]


Relatório: 13º encontro
Formadora: Marlene Maurer Teixeira
Data: 08/10/09



Iniciamos o encontro analisando e refletindo sobre o poema “Para ser grande”, do mais famoso poeta português do século XX, Fernando Pessoa. Fizemos a discussão sobre os temas em destaque “Coesão textual e as relações lógicas .” (Unidades 19 e 20 do TP5) .
As cursistas apresentaram os trabalhos realizados com as suas turmas, a partir do Avançando na prática, levantando os aspectos positivos e negativos.
Em grupos, elaboraram textos publicitários, observando figuras de produtos, recortados em revistas, mostrando conhecimentos linguísticos e experiências de mundo de forma criativa . Apresentaram as relações lógicas de um texto , observando os elementos verbais e visuais .
Fizeram a socialização de seus textos, destacando a construção de uma frase negativa, criando suspense, aliada a informação sobre o produto.
A equipe fez a avaliação do momento, exaltando a riqueza do material que está lhes auxiliando de forma muito positiva para que elas possam cada vez mais aprimorar seus conhecimentos em termos de leitura e escrita e fazer a transposição didática, proporcionando assim uma aula mais criativa e significativa para os seu alunos.


          Texto publicitário     

                      Oficina                                                 

                 

      Coerência visual e verbal


"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo o que
nos faz infelizes. O instante mágico é o momento em se que pode ou não mudar
toda nossa existência." [ Paulo Coelho ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário