Formadora: Marlene Maurer Teixeira
Data: 06/04/2009
As formadoras de Língua Portuguesa e Matemática falaram sobre o objetivo da formação em cada área de conhecimento;
Objetivos de Língua Portuguesa ; Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Objetivo de Matemática: Desencadear e conduzir um processo de ensino aprendizagem contextualizado, desenvolvendo as suas capacidades para o uso do conhecimento matemático.
O programa se baseia nos pilares dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e no Sócio - Construtivismos onde o professor é o mediador do conhecimento e o alunos construtores do conhecimento. Alunos e professores constroem juntos o conhecimento em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor. Aprendizagem é o processo pelo qual o ser humano se apropria do conhecimento produzido pela sociedade. Em qualquer ambiente, aprendizagem é um processo ativo que direciona as transformações da pessoa.
Após a apresentação do programa, a formadora de Matemática passou a mensagem " Escolha" para a reflexão sobre atitudes e tudo o que vivemos hoje, é fruto de decisões do passado. Na sequência, a formadora de Língua Portuguesa fez uma dinâmica sobre “Marcas profissionais,” onde os professores fizeram “nós” em um pedaço de barbante, onde cada um representava momentos importantes na sua vida acadêmica e profissional. Alguns socializaram seus marcos e depois colaram o barbante em uma folha sulfite, em forma de um desenho significativo, listaram os nós, socializando-os. A grande maioria fez um desenho expressando a forma em que vê sua vida acadêmica e profissional.
Entregamos os materiais aos professores cursistas e começamos a explicar o manuseio do mesmo, os educadores fizeram várias perguntas sobre sua utilização e a aplicação, ficou como dever de casa ,a leitura do Guia Geral para facilitar a compreensão do funcionamento da formação continuada.
"O professor atento que busca interpretar as respostas dos alunos e que tem claras as articulações entre os conceitos detectará qual é a dificuldade dos alunos e saberá replanejar".
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o se faz, de tal forma que, num dado momento a tua fala seja a tua prática”. Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário