Formadora: Marlene Maurer Teixeira
Data: 25/05/2009
Iniciamos o encontro, relembrando itens abordados na reunião anterior. Em seguida, os cursistas levantaram questões referentes às unidades estudadas: O porquê do texto como centro do estudo linguístico. Falaram sobre os vários tipos de intertextualidade e a importância do ponto de vista.
Após, os participantes fizeram um relato do "Avançando a prática". Apresentaram a importância dos textos e seus significados. Várias cursistas trabalharam com o texto "Porã", com suas turmas. Relataram dizendo que além de conscientizarem seus alunos quanto a pluraridade cultural, trabalharam a importância dos temas transversais, levando os alunos a refletirem sobre o preconceito.
Na sequência, foi lido o texto "A língua", reuniram-se em trios e planejaram atividades de interpretação e produção de texto, referente à fábula lida. Os grupos apresentaram o trabalho à turma, fazendo comentários. Finalizou-se esta atividade, observando a proposta sugerida pelo programa.
Foi feita a avaliação da oficina, onde as cursistas mostraram-se esperançosas e conscientes de que estes encontros estão causando grandes efeitos em sua práticas diárias, em sala de aula.
Finalizamos o encontro, enfocando assuntos do TP 2, que apresenta o processo da leitura e das produções de texto.
Discussão sobre o texto como centro do estudo linguístico
Atividades referentes à oficina Reflexão sobre a fábula lida
Avaliação da Oficina
Nenhum comentário:
Postar um comentário