Formadora: Marlene Maurer Teixeira
Data: 07/05/2009
Data: 07/05/2009
Iniciamos o encontro, fazendo uma retomada dos principais assuntos abordados na reunião anterior. O grupo mostrou-se participativo. Fizeram comentários sobre os textos das unidades “Retrato Velho e Ciúmes”, enfatizaram a linguagem abordada, os valores mencionados e os registros usados pelos autores. Ressaltaram o dialeto regional que é bastante acentuado nas escolas em que trabalham.
Foram feitos relatos das aulas aplicadas dos “Avançando a prática”, onde discutiram e apresentaram dificuldades e acertos encontrados pelos alunos e pelos cursistas.
Leram a crônica “A outra Senhora”, comentaram sobre a linguagem usada pela personagem, levantaram questões sobre o consumismo em épocas festivas e a influência da publicidade na persuasão das crianças.
Quanto à avaliação da oficina, também foi bastante interessante. Todos expuseram sua opinião, dizendo que os encontros estão sendo de grande valia para fortalecer o conhecimento e o crescimento do grupo .
Foi entregue um texto à turma que falava das variantes lingüísticas, mostrando o falar de diferentes regiões, através de um mesmo textos. A leitura foi apresentada de forma dramatizada pelos participantes.
Falou-se sobre as próximas unidades, instigando a curiosidade dos cursistas. Foi ressaltado a importância do texto como elemento central no estudo da língua.
Encerramos o encontro com uma dinâmica, integrando o grupo de Língua Portuguesa com o de Matemática. Trocaram rosas entre si, falando mensagens , envolvendo o Dia das Mães, com linguagens próprias da matemática, dialetos e registros.
Foram feitos relatos das aulas aplicadas dos “Avançando a prática”, onde discutiram e apresentaram dificuldades e acertos encontrados pelos alunos e pelos cursistas.
Leram a crônica “A outra Senhora”, comentaram sobre a linguagem usada pela personagem, levantaram questões sobre o consumismo em épocas festivas e a influência da publicidade na persuasão das crianças.
Quanto à avaliação da oficina, também foi bastante interessante. Todos expuseram sua opinião, dizendo que os encontros estão sendo de grande valia para fortalecer o conhecimento e o crescimento do grupo .
Foi entregue um texto à turma que falava das variantes lingüísticas, mostrando o falar de diferentes regiões, através de um mesmo textos. A leitura foi apresentada de forma dramatizada pelos participantes.
Falou-se sobre as próximas unidades, instigando a curiosidade dos cursistas. Foi ressaltado a importância do texto como elemento central no estudo da língua.
Encerramos o encontro com uma dinâmica, integrando o grupo de Língua Portuguesa com o de Matemática. Trocaram rosas entre si, falando mensagens , envolvendo o Dia das Mães, com linguagens próprias da matemática, dialetos e registros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário